VIAGENS

VIAJANDO DE MOTO
Para este tipo de viagem, a escolha da moto e muito importante, seguindo algumas observações, deve ser uma moto com muita resistência, um bom torque e de fácil adaptação a qualquer tipo de solo, além de ter uma potencia considerável, pelo esforço continuo da viagem. A escolha de uma Big Trail é a mais aconselhável, e constatado por muitos motociclistas, registrando suas aventuras e viagens em vídeo na internet.



Cuidados extras com a moto para uma viagem grande, se possível passe uma película adesiva nas parte de pintura da moto para não sofrer arranhões e desgaste, assim como protetores de peças vidais da moto como Carter,



Protetor de Carter;
Protetor de Motor; superior e inferior
Protetor de Mãos;
Protetor de Carenagem;
Protetor de Farol;
Protetor de Radiador;
Protetor de;
Protetor reservatório do fluido do freio;
Galão de gasolina;
Tanque bag;
Bolsa adicionais laterais;
Pedaleira com gripes;
Pastilha de Freios; WD 40

EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS PARA MOTO
Baú;
Alforges Laterais;
Alforges de Tanque;
Luz auxiliar de Led;
Antena corta pipa;
Suporte para celular/GPS;
Suporte para GO PRO;
Rastreador para moto;
SPOT rastreador pessoal via satélite;
Pneu extra;
Bolha protetora para brisa;
Prolongador de paralama;

Kit de reparos de pneu;
Mini compressor para moto;:
WD 40;
Cabo de chupeta;
Lâmpadas e fuzíveis;
01 jogo de velas;
Spray inflador de pneus (caso fure);
Pequena caixa com porcas e parafusos, etc;
02 a 03 filtros de oleo;
Presilahs de aço e/ou nylon (engasga gato)
Mini maçarico;
  
FERRAMENTAS
Chave de fenda;
Chave Philips;
Alicate fino, grosso e corte;
Jogo de Chave de boca;
Jogo de Chave Halen;
Silver Tape;
Engasga gato;
Estilete;
Fita adesiva;
Lanterna;

PRIMEIROS SOCORROS

Ataduras e gases;
Comprimido para dor de cabeça;
Comprimido pra dor de estomago;
Tesoura e Pinça;
Tornozeleira;
Emplastro;
Bandaid;
Joelheira;
Gelol; Colírio;
Repelente, Filtro solar; 
Manteiga de cacau;
Spray anti-séptico;

VESTUÁRIO
05 - Camisetas da viagem (promocional caso queira);
01 - Boné da viagem (promocional caso queira 01 - Luvas de couro, luva fina e Luva mecânico;
01 - Bala clava;
02 - Bermudas;
01 - Blusa e01 jaqueta verão;
02 - Saco para roupa suja
01 - Segunda pele;
01 - Jaqueta impermeável e Jaqueta de couro;
03 - Calças 01 jeans;
01 - Capa de Chuva;
01 – Chinelo, bota curta e bota impermeável;
05 - Meias impermeáveis e comum e cuecas;

EQUIPAMENTOS PESSOAIS
Capacete; viseira extra
Caneleira (estrada de terra);
Óculos de sol;
Barraca de camping pequena e slip (saco de dormir);
Higiene Pessoal (Escova de dente, Sabonete, Shampoo, Desodorante);
Mapa;
Protetor de coluna;
Almofada para assento AirHawk;

Rastreador pessoal (Spot via satélite);
Tablet; Notebook;
Cabos de alimentação, conectores, e Baterias reserva;
Comunicador de capacete Bluetooth;
Mala impermeável;
Camel bag;
Chaves reservas;

TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO
Celular;
GPS Garmin Zumo
Câmera Fotográfica/Filmadora;
Go pro;
Drone;
HD externo/ SDcard,
Intercomunidcador (no caso de duas ou mais pessoas)

DOCUMENTOS
Para uma viagem tranqüila, sem incômodos com relação aos documentos, leve o máximo de papéis que puder, pois será bastante desagradável abortar a viagem por implicância de uma autoridade porque você não apresentou algum documento solicitado.Partindo desse princípio, procure sempre levar:
- Documento da moto em nome do condutor – caso esteja alienado, peça carta-autorização da financeira ou do responsável;
- Seguro Carta-Verde Mercosul  – seguro emitido contra terceiros no  âmbito do Mercosul, válido para o período da viagem (contatarwww.magnaseguros.com.brou seu corretor de preferência);- Carteira de identidade
- Carteira de identidade
- Carteira de identidade (RG);
- Carteira de habilitação nacional(CNH);
- Carteira de habilitação internacional (ultimamente não vem sendo exigida);
- Passaporte;
- Manual da moto;
- Para o Peru e Bolívia, comprovante de vacinação internacional contra febre-amarela;
- Leve tambem cópias destes docuemntos e mantenha em sua bagagem.

POLICIA
Em geral os policiais estrangeiros são muito prestativos e amáveis, verificando seus documentos rapidamente e servindo inclusive como fonte de informação bastante útil. Porém, alguns, assim como aqui no Brasil, resolvem tirar algum proveito do motociclista, exigindo “contribuições” financeiras para liberação do viajante.
Já recebemos mensagens de motociclistas se preparando para a viagem dizendo que iriam levar extintores de incêndio na bagagem, dois triângulos, etc.
O conselho que aqui deixamos é: se a autoridade estiver mesmo querendo levar vantagem, ela vai inventar todo tipo de desculpa. Dessa forma não adianta tentar encher a bagagem com coisas que “podem vir a ser solicitadas”. Relaxe, viaje mais leve e espere acontecer para negociar.

FRONTEIRA
Desligue a moto e retire o capacete para conversar com as autoridades.Durante a conversa, procure encaixar algum elogio sobre o país e sobre o seu povo.Converse sempre em voz baixa, procure não se alterar.
Normalmente são rápidos os trâmites aduaneiros nas fronteiras internacionais. Porém, caso os trabalhos apresentem-se demorados,ou se perceba claramente a má vontade dos funcionários públicos estrangeiros, o conselho é ficar calmo e apresentar-se sempre com simpatia e compreensão. Por mais que você se irrite com a situação, releve e cumpra os procedimentos com calma.
Nos dias em que estiverem marcadas as transposições de fronteiras, procure chegar com folga de tempo até elas, para que o prosseguimento de sua viagem não seja prejudicado.
Ao sair da aduana você terá alguns documentos emitidos por eles, como por exemplo o que o autoriza a circular com a moto por aquele país.
Guarde esses documentos com muito cuidado, pois serão exigidos quando da sua saída.
Há multas para quem não os apresenta.
Nos “pasos” fronteiriços você passará por dois controles: o da imigração, onde os seus documentos pessoais serão verificados; e o da aduana, onde sua moto e bagagem serão inspecionadas. Se você está levando máquinas fotográficas, filmadoras, etc., declare todos equipamentos no formulário.
Evite também carregar alimentos de origem animal ou vegetal de um país para outro, pois há rígido controle sanitário, que pode ocorrer também nos limites entre as províncias e departamentos correspondentes aos nossos Estados aqui no Brasil).

A MOTO
Nossos países vizinhos não apresentam a mesma estrutura do Brasil quando o assunto é assistência técnica e peças de reposição para motos.
Assim, faça uma grande revisão em sua motocicleta antes de viajar e teste os ajustes feitos.
Coloque sempre relação (corrente, coroa e pinhão) novos e de marcas sabidamente resistentes.
Pneus também sempre novos.
Procure não colocar muitos acessórios (como pedaleiras, suportes, etc.) na moto, pois são itens não originais de fábrica e por isso mais propensos a incomodar durante a viagem. Para proteção da moto contra riscos, cubra as partes pintadas mais expostas com filmes especiais colantes, como os “papel contact”.
É difícil encontrar postos de gasolina com ar para os pneus.
Quando passar por um, não perca a chance de calibrá-los.
Procure sempre hospedar-se em locais com garagem.
Dê uma revisão nas condições da moto todos os dias antes de partir para o próximo destino.

VESTUÁRIO
Em nossa opinião as roupas mais apropriadas para longas viagens de moto são as feitas a base de cordura e goretex. Há vários modelos a preços acessíveis, inclusive nacionais, que podem oferecer proteção contra todo tipo de clima que você encontrar no exterior. Além disso são impermeáveis, térmicas, com forros removíveis, possibilitando um ajuste conforme a temperatura do dia. Há luvas também deste mesmo material. Não pode faltar uma capa de chuva na bagagem, Capuz com proteção do pescoço. Capacete fechado. Recentemente adquirimos capacetes “flip-up”, que levantam toda a queixeira. Para o moto-turismo consideramos os mais apropriados pois permitem comunicação com as pessoas mais facilmente, na hora de se negociar hospedagem na estrada, abastecer, ou pedir informações locais, por exemplo, pois não há necessidade de se retirar o capacete por varias vezes.
VOCE E A MOTO
Considerando uma viagem de 30  60 dias, que uma média de 400 a 600 Km diários de viagem como o ideal, porém haverá dias em que você vai facilmente ultrapassar essa Km.
Aconselhamos a fazer uma preparação física e um check up para evitar qualquer transtorno ou ate mesmo a desistência do seu objetivo,  se possível faça algumas viagens de teste aqui no Brasil em terrenos variados, até mesmo para testar equipamentos e ate mesmo a moto .
Substitua ou se possível descarte qualquer componente que possa comprometer o funcionamento da moto assim como a sua segurança e conforto durante a viagem.

DINHEIRO
No caso dos paises da America do Sul, tenho um cartão internacional pois nas principais cidadeS já são bem aceitos porem ao se deslocar para cidades menores saque antes nos caixa eletrônicos pela própria moeda do pais, isto também já e possível, o que vai facilitar muito sua vida, caso não tenha o cartão troque nas casas de cambio, e reserve uma quantia em dólar, a dica e andar com pelo menos U$ 200, para qualquer emergência.
Separe seu dinheiro em pequenos lotes e carregue-os separadamente na sua bagagem.
Não deixe todo o seu dinheiro em um mesmo lugar e nunca o deixe no hotel.
Troque seus dólares pela moeda local de preferência em casas de câmbio ou bancos. Não troque na rua.
Se você tem conta-corrente em algum banco no Brasil, informe-se sobre a utilização do seu cartão de débito no exterior (tipo Visa Electron ou Mastercard Maestro). Nós sempre usamos este serviço pois é o mais seguro e confortável, já que permite que você vá sacando seu dinheiro conforme sua necessidade.

ROTEIRO
Inicie seu planejamento ao menos 90 dias antes da data marcada para a saída. Estude cuidadosamente os mapas, marque seu objetivo de ida e volta, estradas asfaltadas e de terra, posto de abastecimento, cidades com uma certa infraestruturas como hospitais, hoteis, restaurantes, escolhendo com cuidado as cidades onde você pretende pernoitar.
Procure iniciar sua viagem com um roteiro completo definido, mesmo que você tenha que adaptá-lo durante a viagem, as vezes o proprio tempo impede parcialmente ou definitivamente a passagem.
Nos sugerimos pegar a estrada sempre cedo pela manhã, para que você esteja no destino no máximo no meio da tarde, permitindo assim que você possa conhecer melhor os atrativos do local e evitando viajar durante a noite.
Pesquise e estude bem as características geográficas, históricas, gastronômicas e de cultura geral dos locais por onde você vai passar.
Dessa forma você tirará o máximo proveito da sua aventura.
“Abaixo, há várias sugestões de fontes de informações bastante úteis para você planejar melhor sua viagem, no caso da America Latina.”

BRASIL

www.overtravel360.com.br - Agencia de Viagens de Aventura - Brasil
www.motoviagem.com.br- site sobre viagens de motocicleta -Brasil
www.ciceropaes.com.br - site pessoal de motocicleta - Brasil
www.chardo.com.brsite pessoal de motocicleta - Brasil
www.embperu.org.br - site embaixada peruana -Brasil

www.magnaseguros.com.br- corretora de seguros para a Carta Verde Mercosul -Brasil
www.brazilriders.com.br - site brasileiro de motociclistmo - Brasil
www.embolivia.gov.br - Site de informações da Bolivia - Brasil

CHILE
www.ayacara.cl/carretera_austral.htm - Site sobre a Ruta Austral (Carretera Austral) - Chile
www.transmarchilay.cl - Site sobre ferry-boats no Chile (carreteira austral) - Chile
www.sanpedrodeatacama.com- site de cidade chilena - Chile
www.visitchile.com/eng/chile-guides/transportation/ferry.asp - ferryboats na carreteira austral - Chile
www.tabsa.cl - informações de ferryboats da Terra del Fuego - Chile www.campingpehoe.com - Site do camping em torres del paine - Chile

PERU
www.mtc.gob.pe/portal/transportes/red_vial/mapas_redvail.htm - Site de mapas do Peru

ARGENTINA
www.vialidad.gov.ar -mapas Argentina, condições das estradas - Argentina
www.jujuy.gov.ar - Site governamental da provincia de Jujuy - Argentina
www.jujuy.com - Turismo em Jujuy - Argentina
www.patagonia-argentina.com - informações sobre a Patagonia - Argentina
www.ushuaia.com.br - Site da cidade de Ushuaia - Argentina
www.aca.com.ar - site do automovel clube da argentina mapas - Argentina
www.salta.gov.ar - Site governamental da provincia de Salta - Argentina
www.turismosalta.gov.ar - Site informações turisticas de Salta - Argentina
www.ruta40.gov.ar -Site informações turisticas e mapas da Ruta 40 - Argentina
www.bariloche.org.ar - Site informações turisticas de San Carlos de Bariloche - Argentina

BOLIVIA
www.abc.gov.bo - informações da Bolivia

OFF ROAD / ESTRADAS RÍPIO
As estradas não pavimentadas de nossos países vizinhos são geralmente cobertas por pedriscos e cascalhos chamados de rípio. São estradas “enripiadas”. O rípio é composto por pedras de variados tamanhos, tipo seixo rolado, normalmente retirados dos rios.  Muitos deixam de percorrer roteiros interessantes por temer este tipo de pavimento.Não somos profissionais ou competidores de motocicleta, mas deixaremos aqui algumas dicas de como pilotar com maior segurança naquele tipo de terreno, de acordo com nossa experiência adquirida.
Para melhorar a performance, o conforto, o agarre do pneu e principalmente diminuir bastante a trepidação, baixe a pressão dos pneus. Coloque pressão de aproximadamente 60% do que a calibragem utilizada no asfalto. Nas big-trail, cujas medidas dos pneus são semelhantes em sua maioria, recomendo utilizar algo em torno de 22 libras na dianteira e 25 libras na traseira. Se precisar, baixe mais. Quando voltar ao asfalto, procure retornar à calibragem normal tão logo possível.
Mantenha a motocicleta em marcha baixa (2ª ou 3ª), pois a intenção é ter sempre boa tração, ir acelerando e “empurrando” a roda dianteira, porém sem solavancos. Você vai sentir que, com uma acelerada, a moto estabiliza.
Sua visão deve estar “mapeando” a estrada lá na frente, pelo menos uns 50 metros adiante. Não fique olhando o piso que está logo na frente da moto.  Procure familiarizar-se com a estrada e principalmente com a sua coloração. Coloração mais escura normalmente indica trecho mais fofo, mais fundo.
 Nestes trechos mais fundos, acelere mais, com o corpo posicionado para atrás, aliviando ainda mais o peso da moto na dianteira.
Se sua moto tem controle de tração, desligue se possível. Quanto ao ABS há opiniões controversas quanto ao seu uso no off-road. Na Super Ténéré não há opção de desligar.
Procure não frear, principalmente com o dianteiro e em curvas, apenas acelere para corrigir o traçado da moto. Ande sobre o caminho deixado pelos automóveis, pois são mais firmes que as demais partes da estrada. Percorra os primeiros quilômetros com calma para se acostumar. Dentro de aproximadamente 30 km você já sentirá maior segurança e começará a soltar um pouco mais a moto até passar a rodar com tranqüilidade.
Na maioria das vezes o rípio estará firme e o trilho dos carros bem visível. Nestes casos é bem mais tranqüilo e se pode atingir velocidade maior.
Aliás, quase sempre, quanto maior a sua velocidade, maior é a estabilidade da moto.
Sempre que possível pilote em pé, com a moto bem solta entre os joelhos. Dessa forma você terá total controle da moto. Utilizando simultaneamente o jogo da moto por entre as pernas e o acelerador, você verá que pode colocá-la em qualquer direção. Treine esta situação nas retas onde o terreno estiver mais firme, indo de um lado ao outro da estrada, aleatoriamente.











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